A tecnologia Blu-ray veio para revolucionar o mercado dos filmes, tanto no quesito qualidade como na questão do conteúdo, visto que é possível incluir muito mais conteúdo (faixas de áudio, legendas e extras) em um mesmo disco. Os discos Blu-ray de uma camada permitem a adição de até 25 GB de dados, enquanto que os de dupla camada armazenam até 50 GB. Todavia, parece que para a indústria tecnológica não há um limite e, por isso, o novo Blu-ray está chegando.
Isso mesmo! Segundo anúncio oficial (clique aqui para acessar a noticia em inglês), a Blu-ray Disc. Association está trabalhando na padronização e tecnologia do Blu-ray Disc X-Large (BDXL). O novo disco suportará armazenamento de até 128 GB em discos graváveis ou até 100 GB em discos regraváveis. Ainda não foram divulgados muitos detalhes quanto aos processos de fabricação e de funcionamento dos novos discos.
A notícia apenas reporta que o BDXL terá três ou quatro camadas, daí o milagre do armazenamento massivo. Vale frisar que os novos discos não terão grandes alterações quanto à tecnologia Blu-ray, visto que ainda serão gravados com uma tecnologia muito semelhante à atual. No entanto, a notícia veio acompanhada de um detalhe importante: a incompatibilidade dos novos discos com os players atuais (nem mesmo PS3 será compatível).
Sendo assim, depois da entrada da tecnologia Blu-ray 3D, que forçou e ainda vai forçar muita gente a trocar de player, em breve teremos que gastar mais dinheiro na aquisição de um aparelho que seja compatível com os novos discos. Vale salientar ainda que o BDXL será ideal para armazenamento de filmes em 3D e jogos ainda mais robustos para novas plataformas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário