A proposta parte da NSA, agência nacional de segurança dos EUA. Ela propõe a criação de um programa chamado Perfect Citizen (ou cidadão perfeito, em tradução livre) que monitoraria possíveis ataques aos sistemas que controlam a distribuição de água, energia e outros itens essenciais. Ele não ficaria restrito à agências governamentais, podendo também ser instalado em companhias privadas suscetíveis a ataques como o Google.
O Perfect Citizen, de acordo com a NSA, só vai servir para monitorar os sistemas, ele não deve ter autonomia para agir em casos de emergência. Ou ao menos não de acordo com as (poucas) informações liberadas pela agência. Aliado a isso, a NSA também pretende expandir o seu programa de monitoramento do setor privado chamado Einstein. E uma empresa já até ganhou o contrato de 100 milhões de dólares para dar asas ao projeto.
A principal crítica que certos grupos que se opõe à criação do Perfect Citizen tem, se deve ao fato de certos sistemas sequer estarem ligados à internet, impossibilitando a ocorrência de ataques partindo da grande rede mundial de computadores. Então o projeto não seria necessário. Se isso não é o suficiente para criar uma ou duas dúzias de teorias da conspiração, não sei o que é.
Nenhum comentário:
Postar um comentário