O Supersonic Green Machine. Fonte: NASA
O estrondo sônico - ondas de ar supercomprimidas - causado por tal rompimento é tão forte que, dependendo da distância em que o avião está do solo, pode quebrar vidros de janelas e automóveis, causar rachaduras em paredes, entre outros estragos. Por isso, voos à velocidade supersônica não podem acontecer sobre os continentes.O Supersonic Green Machine, além de um visual descolado - que mais parece uma aeronave de super-herói dos desenhos animados -, conta com design e sistema de motores na parte traseira chamados de “V-invertido”. Segundo a própria NASA e a sua parceira no projeto Lockheed Martin Corporation, são exatamente estas formas que possibilitam que o modelo reduza drasticamente os ruídos dos estrondos sônicos e o consumo de combustível.
Fotografia do Jato F/A-18 Hornet quebrando a barreira do som sobre os céus do Oceano Pacífico em 1999. Fonte: U.S. Navy
De acordo com a Agência Espacial Americana, ainda estão sendo estudadas outras tecnologias inovadoras para que todas as metas ambientais, escalas e cargas sejam alcançadas. Por ser apenas o desenvolvimento de um conceito, ainda não foram informados mais detalhes desta revolucionária aeronave.
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