Gente Estou parando de Mexer nesse blog, visto que acho q ninguem olha essa ******, coloquei uma enquete não tive nenhum voto, intaum, acabou, não vou excluir o blog, mais não vou Postar mais.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Asteroide causará 'eclipse' de estrela visto a olho nu


É relativamente comum um eclipse solar ou lunar. Mas a ocultação de uma estrela por um asteroide é, no mínimo, algo inusitado. Os brasileiros, nesta quinta-feira à noite (8), poderão observar esse raro evento. Os moradores de estados do Norte e do Centro-Oeste brasileiro poderão ver a olho nu a estrela Delta Ophiuchi se apagar por cerca de sete segundos, enquanto o asteroide Roma passar entre ela e a Terra.
Quem está nos estados de Pará, Mato Grosso e Rondônia deve olhar para o oeste, respectivamente, entre 19h10 e 19h15. Porém quem não tem telescópio dependerá do céu estar sem nuvens e pouco iluminado. "É muito difícil ver a ocultação de uma estrela. Ainda mais dessa que possui um brilho comparavelmente fraco a olho nu", conta Rosa Maria Fernandes Scalvi, professora do Observatório Didático Astronômico Lionel José Andriatto da Unesp (Universidade Estadual Paulista). Mas, quem conseguir ver deve saber que estará presenciando um raro evento - que também poderá ser observado do Norte da África até a Europa Central e na Bolívia.
O asteroide Roma, com diâmetro de 51 km, está localizado no Cinturão de Asteroides, entre Marte e Júpiter. A Delta Ophiuchi, a quarta mais brilhante da constelação Ophiuchi, está a 170 anos-luz da Terra - o Sol, a 8 minutos. Ela é vista no Brasil apenas no inverno. "A constelação Ophiuchi estará abaixo da Escorpião, no lado oeste do céu", explica Rosa Maria. A astrônoma Tânia Dominici, uma das gerentes do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), sugere que o interessado tenha em mãos uma carta celeste - uma espécie de mapa dos astros do céu. "Facilita a localização da estrela", explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário